Casa x Apartamento

Por Olívia Pacheco de Souza

“Estou indo pra casa”…ou seria apartamento? Essa decisão pode não ser tão óbvia para alguns e talvez mais complexa do que parece para outros.
Fonte: Freepik (modificado)

É tão bom pensar que vivemos em um lugar que fala por nós, um lar que faça tanto sentido com nossa personalidade que faz com que os amigos e pessoas próximas não hesitem em comentar essa verdade.

Para realizar esse espaço, é preciso saber muito bem o que se quer. Portanto, vamos lá: é casa ou apartamento?

As características do imóvel junto aos desejos do morador é o que implica na decisão de decidir onde morar. As vantagens de cada um desses espaços aumentam significativamente se as expectativas forem alinhadas à realidade do lugar que se cogita chamar de ‘lar’.

Para conduzir essa reflexão, vamos pensar nos fatores que são considerados prioritariamente na escolha de um imóvel: vizinhança, segurança e preço.

Casa

Foto: Rayanne Pinheiro

Vizinhança

Não é novidade que morar em uma casa sugere mais privacidade que a vida em um apartamento, salvo exceções, claro. Enquanto em casas compartilhamos muros e pedaços de terra, em apartamento, normalmente, compartilhamos paredes.

IPTU, terreno, construção, tudo é mais caro quando se trata de morar em uma casa, porém, para quem quer um espaço amplo próprio para cuidar e deixar do seu jeito, vale a pena considerar o valor.

Além disso, em Florianópolis, dificilmente vendem-se terrenos e casas em regiões mais centrais. Grande parte delas está nos arredores da ilha, nos bairros mais característicos e com cultura forte, como sul e norte da ilha. O lado interessante de se morar nesses lugares é ter contato constante com o povo nativo, seu sotaque, suas histórias e seus hábitos, uma experiência cultural significativa.

Segurança

Quem compra uma casa, dificilmente pode contar com portaria, vizinhança alerta e segurança 24h. Investir em proteção aumenta consideravelmente o orçamento e, dependendo da região, faz-se necessário.

Há a exceção para quem opta por viver em um condomínio fechado, onde possivelmente terá um sistema de segurança compatível com o empreendimento, a localização e, claro, o investimento.

Preço

Terreno, casa, manutenção, segurança, tudo isso pode elevar o valor do imóvel desejado. O preço da casa tem, sim, grande possibilidade de ser mais custoso. No entanto, não impede de pensar em sua estrutura gradativamente.

Além disso, com terreno e casa próprios, as possibilidades de alterações são infindáveis! O valor é compensado pela autonomia e liberdade que se tem ao adquirir esse tipo de imóvel.

Apartamento

Foto: Rayanne Pinheiro

Vizinhança

Por ser um empreendimento compartilhado entre várias pessoas, algumas regras são implementadas para o bem-estar de todos. Pode soar incômodo, mas é mais simples do que parece adaptar-se a essa política, afinal, ela existe para o bem.

Além disso, geralmente residenciais são pensados para atender seus moradores da melhor forma possível, preocupando-se inclusive com a localização. Boa parte está situada em regiões com boas conveniências ao seu redor, como comércio, universidades, supermercados e etc.

Segurança

Residenciais costumam contar com um sistema de segurança já incluído no preço do condomínio. Além do porteiro que controla entradas na portaria do prédio, sistemas de alarme e câmera também protegem os moradores.

O fato de ter vizinhos sempre próximos também ajuda. Poder contar com pessoas a quem recorrer em caso de necessidade fortalece a sensação de segurança.

Preço

Morar em um apartamento não exige manutenção externa – fica por conta do condomínio pago mensalmente. O valor desse condomínio cobre inúmeros gastos das áreas de uso comum. Além da grande chance de ser consideravelmente mais barato do que manter uma casa e um terreno, o morador é isento dessas preocupações.

Enfim, tanto casa quanto apartamento têm inúmeras vantagens. No fim das contas, o que decide é a personalidade do morador. Enquanto há pessoas que curtem manter um terreno e exercer mil idéias sobre a casa, outras preferem mesmo a comodidade do apartamento.

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Site Footer