Como é morar na Trindade?

Nem centro, nem praia: como é morar na Trindade?

Segue aqui mais um exemplar da série ‘Como é morar’. Dessa vez, o protagonista é um bairro quase central e bem distante das praias. A grande vantagem? É casa de uma das maiores universidades do estado. Já pensou em morar na Trindade?

Foto: dc.clicrbs

Sim, o bairro tem características bem universitárias em alguns pontos: bares jovens e descontraídos, lanchonetes com preço amigável e moradores bastante ativos e dispostos a usufruir desse contexto. Acontece que a Trindade vai muito além disso. Como é morar no bairro mais universitário de Floripa?

Foto: sabordailha

Localização

Para quem pensa na praticidade do dia a dia, a Trindade não deixa a desejar. Com mercados, padarias e um leque de opções em tele-entrega, é um bairro facilmente atingido pelo comércio local. O bairro universitário também tem abraçado escolas de qualidade, cursos de idiomas e academias de ginástica.

Apesar de ser consideravelmente arborizado em alguns locais, vista bonita e contato com a natureza não são os pontos altos da Trindade. Distante das praias e bem funcional, a estética ambiental acaba não sendo uma prioridade. De qualquer forma, o acesso à Beira Mar é fácil e com boas possibilidades de transporte: carro, bicicleta, patinete elétrico e mesmo a pé.

Bem-estar

A vida nas grandes metrópoles exige atenção a um ponto fundamental para uma rotina saudável: atividades e ambientes que favoreçam o bem-estar. Não se trata de uma metrópole, claro, mas digamos que de características semelhantes e em menor escala. Que meios de exercer práticas saudáveis podemos encontrar na Trindade?

A UFSC não se trata puramente de um centro de estudos, mas de um complexo bastante rico para a comunidade. Com quadra de tênis, basquete e pista de corrida abertas ao público, praticar esportes no fim do dia e fins de semana são possibilidades bem acessíveis para quem mora aos arredores.

A parte central da universidade é uma pracinha como poucas: a área é bem ampla e arborizada e recebe uma simpática feirinha de orgânicos todas as quartas. A região também é ideal para passeios com os cachorros e piqueniques.

Foto: Miriam Amorim

Mobilidade

Quem mora em Florianópolis sabe que o assunto é polêmico. Em um de seus principais bairros não é diferente. A dica principal é evitar circular com o carro no fim do dia. A hora do rush na Trindade é bastante intensa e as filas são inevitáveis.

Entretanto, opções para se locomover não faltam. O bairro é bem propício para se locomover a pé por ele. Há ainda quem opte por bicicletas (devido à falta de ciclovias, pode não ser a alternativa mais segura), patinetes elétricos e transporte público (para longas distâncias). Pensando fora da caixinha quando se trata de mobilidade, é possível encontrar soluções práticas, saudáveis e até divertidas.

 

O que achou da Trindade? Veja aqui algumas opções de imóveis e comece a imaginar a vida nesse bairro tão fundamental para nossa cidade.


Leave a reply:

Your email address will not be published.

Site Footer