Como escolher a lareira certa para a sua casa

Saiba como escolher a lareira certa para a sua casa e usufrua do máximo aconchego que este item pode trazer aos dias mais frios da estação.

Fonte: The Chimney Corner.

As lareiras são capazes de deixar o ambiente mais quente e aconchegante. Nas estações de maior frio, estar próximo à lareira é um motivo extra para compartilhar momentos especiais com as pessoas que amamos.

 

A lareira, além de embelezar, traz o aconchego e o calor para dentro de casa. Impossível resistir ao som dos pedaços de madeira sendo queimados aos poucos e a cor avermelhada das brasas. Acender a lareira é um ritual prazeroso e relaxante.

 

Existem muitos modelos de lareiras disponíveis no mercado e pode ser difícil saber exatamente como escolher a lareira certa para a sua casa.

 

Abaixo listamos alguns tipos de lareiras e suas características a fim de ajudá-lo nesta “missão”!

 

Lareira à lenha

As lareiras à lenha são as mais tradicionais trazendo um clima mais rústico à casa. São feitas, na maioria das vezes, de alvenaria, podendo ter diversos tipos de acabamento/revestimento externo – pedras, porcelanato, madeira, inox. São modelos que exigem a construção de chaminés para a saída da fumaça.

 

As lareiras à lenha produzem, naturalmente, fuligem – que precisa ser limpa de tempos em tempos. Também necessitam de um espaço para guardar a madeira que, de preferência, deve estar sempre à mão.

Lareiras à lenha. Fonte: Amanda Zupardo.

 

Lareira elétrica

A lareira elétrica não exige alvenaria e muito menos chaminé. O aparelho pode ser facilmente instalado em uma parede e ligado à rede de energia elétrica.

 

Este tipo de lareira não possui chamas de verdade e seu “acendimento” é através de botão “liga/desliga”. Alguns modelos possuem controle remoto e/ou a opção de deixar apenas as “chamas ligadas” – sem aquecer – criando um efeito visual interessante ao ambiente.

 

As lareiras elétricas, obviamente, não produzem fuligem e o consumo de energia elétrica está ligado diretamente com a sua potência – quanto maior a potência da lareira, maior o consumo de energia.

Lareiras elétricas. Fonte: GSP.

 

 

Lareira ecológica (a álcool ou etanol)

A lareira ecológica usa o álcool/etanol – combustível renovável e menos poluente – para gerar calor.

Este tipo de lareira não precisa de chaminé e não utiliza lenha, nem energia elétrica. Também não produz fuligem.

 

É o modelo ideal para quem não abre mão das chamas de verdade, mas não está disposto a arcar com o aumento na conta de energia elétrica e, ainda, busca uma maneira prática de aquecer a casa.

Lareiras ecológicas. Fonte: Central das Lareiras.

 

As lareiras ecológicas também podem ser portáteis – colocadas sobre uma mesa ou levadas de um cômodo a outro da casa. Com vidros laterais que protegem das chamas, alguns modelos possuem rodinhas e outros dispõem de controle remoto, além de ajustes de temperatura e iluminação.

Lareiras portáteis. Fonte: Bacana de Viver.

 

Lareira a gás

A lareira a gás dispensa o uso de lenha e, portanto, não gera fuligem e também não precisa de chaminé. Sua instalação exige, basicamente, uma ligação com gás e uma fonte de energia elétrica.

 

Podem ser de dois modelos: linear (sobre base de concreto ou alvenaria com pedras vulcânicas que retêm o calor mantendo a temperatura do ambiente por muito mais tempo) e lenhas de cerâmica refratária (pequenos pedaços de lenhas artificiais que simulam a queima da lenha natural).

Lareiras lineares. Fonte: Portobello.

 

 

Lenhas de cerâmica refratária. Fonte: Terra Ásia.

 

Virtual

A lareira virtual, como o próprio nome indica, não possui chamas de verdade, imita a lenha e o fogo queimando através de tecnologia 3D e aquece o ambiente.

 

O modelo virtual pode ser embutido na parede ou pendurado como um quadro, servindo como um elemento de decoração, no mínimo, interessante.

Lareiras virtuais. Fonte: Morar Kallas.

 

 

De ferro/metal

As lareiras de ferro/metal são ideais para quem não quer construir uma lareira na sua casa e investir em alvenaria. São modelos que usam madeira, geram fuligem e necessitam, portanto, de uma chaminé (que também será de ferro/metal).

Lareira de ferro/metal. Fonte: Feiden.

 

Estes modelos de lareira podem ser posicionados próximos a alguma parede, um canto estratégico ou, ainda, no centro do cômodo. Podem estar apoiadas no chão ou ser suspensas, criando um bonito efeito visual. A modernidade de suas cores e formas – preta, vermelha, redonda, oval – são destaque nas lareiras de ferro/metal.

Lareiras suspensas. Fonte: Tretando.

 

Fonte:

Casa e Construção – 50 modelos de lareiras: tipos, vantagens/desvantagens

Blog da Decoração – 30 modelos de lareiras para casa

Almanaque da Mulher – Lareiras: charme e calor para todos

 

Fonte Imagens:

The Chimney Corner – We’re trading standards approved

Amanda Zupardo – Decor: lareiras! – Lareiras à lenha!

GSP – Aqueça sua casa – Lareiras elétricas

Central das Lareiras – Lareiras a álcool realmente aquecem o ambiente? Lareiras ecológicas

Bacana de Viver – Lareiras: charme e aconchego – Lareiras portáteis

Portobello – Dicas de decoração: tipos de lareira – Lareiras à gás

Terra Ásia – Lenha cerâmica para lareira ecológica ou a gás – Lenha de cerâmica refratária

Morar Kallas – Com chama virtual e sem chaminé, lareira elétrica aquece o apartamento – Lareiras virtuais

Feiden – Lareira Feiden Glass – Lareira de ferro/metal

Tretando – Lareiras suspensas são criativas – Lareiras suspensas

1 comments On Como escolher a lareira certa para a sua casa

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Site Footer