Qual o imóvel ideal para você e sua família?

Casa ou apartamento? Qual o imóvel ideal para você e sua família? Saiba as vantagens e desvantagens de cada tipo e faça a melhor escolha.

Fonte: Freepik – Asier Relâmpago Estúdio.

 

Você pretende investir seu dinheiro e escolher o imóvel ideal para você e sua família, mas tem dúvidas sobre a melhor opção. Afinal, devo morar em uma casa ou apartamento?

 

Morar em uma casa ou apartamento tem suas vantagens e desvantagens. Os prós e os contras colocados em uma balança devem ser analisados a fim de mostrarem um resultado mais favorável para um dos lados e facilitarem a tomada de decisão.

 

Além de um pouco de intuição, a aquisição de um imóvel requer razão e informações precisas sobre valor à vista, valor das prestações, reforços, formas de pagamento, taxas de financiamento, juros, datas de entrega do imóvel (caso este esteja sendo construído ou na planta), entre outros.

 

É importante que o imóvel atenda suas necessidades e seja compatível com seu estilo de vida. Também as condições de pagamento devem caber no seu bolso de forma que o seu rendimento mensal não seja 100% comprometido.

 

Casa x Apartamento

A sensação de liberdade é uma das maiores vantagens relatadas por aqueles que moram em uma casa. Você vive com mais independência e para manter um convívio harmonioso com os vizinhos, basta seguir algumas regras de boa vizinhança – evitar som alto, cães latindo, entre outros.

 

Quem mora em apartamento está sujeito às regras do condomínio. Estas regras servem para assegurar a boa convivência de todos que moram no local. Respeitá-las deve fazer parte do seu dia a dia, sendo essencial para que você não tenha problemas com os vizinhos.

 

Apartamentos são ideais para quem mora sozinho ou àqueles que passam muito tempo viajando. Como o tempo de permanência no imóvel é bem menor, as necessidades – liberdade, privacidade, sol, entre outras – tornam-se menos imprescindíveis.

Fonte: Freepik – Katemangostar.

Algumas pessoas que moram em uma casa dizem sentir maior privacidade. O fato é que os vizinhos não ficam tão próximos e não compartilham paredes com você. Em um apartamento, com raras exceções, é possível ouvir o que acontece na vizinhança – arrastar de cadeiras, aspirador de pó, chuveiro ligado, abrir e fechar de portas.

 

Uma casa é ideal para quem gosta de estar mais próximo da natureza e ter um jardim, plantas, flores e até mesmo um pequeno lago com peixes. Também é uma opção perfeita para ter animais de estimação e criá-los com mais liberdade e conforto.

 

Quem pretende morar em um apartamento deve verificar as regras de condomínio relacionadas aos animais de estimação. Alguns condomínios simplesmente não permitem a presença de animais e, neste caso, não há o que discutir ou negociar.

Fonte: Freepik – Dashu83.

 

Outro detalhe: a presença do sol. Só quem morou em um apartamento e agora mora em uma casa sabe da importância e a sensação maravilhosa de pegar um pouco de sol. Ir até o jardim e sentir como o dia está agradável e ensolarado, mesmo que por poucos minutos, é simplesmente renovador.

 

Quanto as despesas, em um apartamento estas são divididas entre todos os moradores – manutenção da área externa e serviços de limpeza, segurança, elevadores, salários dos zeladores, benfeitorias, entre outras. Em uma casa tem-se, portanto, todas as despesas por conta própria.

 

E a segurança?

Muitas variáveis influenciam a segurança das casas – conhecidas tradicionalmente como menos seguras. Furtos e roubos, por exemplo, podem acontecer por um conjunto de fatores: localidade do imóvel, poucos investimentos em prevenção, oportunismo de pessoas mal-intencionadas, ausência de policiamento, entre inúmeros outros.

 

A falta de segurança não deve ser motivo para deixar de morar em uma casa, pois há inúmeras formas de torná-la mais segura. Serviços de monitoramento e vigilância, cercas elétricas, câmeras de segurança – inclusive com visualização de imagens da casa via Web –, alarmes, acessos eletrônicos com senhas são algumas formas de tornar a sua casa mais segura e de proteger você e a sua família.

 

Fonte: Freepik – Pressfoto.

 

Além de todos os fatores apontados aqui – liberdade, segurança, privacidade, entre outros – a aquisição de um imóvel para morar depende também de outros aspectos, como a localização e a conveniência de estar próximo ao comércio básico – padaria, farmácia, mercado.

 

É preciso fazer uma boa pesquisa de mercado e verificar imóveis novos e usados. Também é importante estar atento aos detalhes do imóvel como acabamento e iluminação. Se o imóvel for em um condomínio fechado, verifique todas as conveniências disponíveis – playground, piscina, salão de festas, academia.

 

A escolha do imóvel ideal para você e sua família dependerá de um conjunto de vantagens que, obviamente, deverão prevalecer sobre as desvantagens. Casa ou apartamento? O que realmente importa é que o seu “ninho” tenha a sua personalidade e você seja feliz.

 

 

Entre em contato com a Maisonave. Teremos prazer em ajudá-lo a encontrar o imóvel ideal para você e sua família!

 

comercial@maisonave.com.br

+55 (048) 3025-3100

+55 (048) 99962-0328

 

 

Fonte:

UOL – Casa ou apartamento? Veja vantagens e desvantagens de cada opção

Casa e Jardim – Casa ou apê: com qual você combina?

 

Fonte Imagens:

Freepik – Asier Relâmpago Estúdio – Mulher Pensativa

Freepik – Katemangostar – Mulher

Freepik – Dashu83 – Quintal

Freepik – Pressfoto – Casal

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Site Footer