Tendências de Cores 2017 na Arquitetura e Decoração

Confira as tendências de cores 2017 na arquitetura e decoração e deixe a sua casa com mais personalidade e estilo!

Fonte: Dyi.

 

As tendências de cores são definidas por profissionais envolvidos em diversas áreas como, por exemplo, moda e design de interiores. Grandes empresas fabricantes de tintas também lançam suas tendências anuais e aproveitam para apresentar suas coleções repletas de conceitos e criatividade.

 

A escolha da cor, ou paleta de cores, baseia-se em pesquisas aprofundadas sobre o que acontece nas passarelas da moda, teatro, televisão, filmes, arquitetura e, até mesmo, comidas. Além disso, cada vez mais atenção é dispensada aos hábitos de consumo das pessoas em todo o mundo fazendo com que estes influenciem diretamente na escolha das tendências a cada ano.

 

As cores podem ser usadas na arquitetura, principalmente nos acabamentos – tintas, pisos, azulejos, pastilhas, papéis de parede. Também podem estar presentes na decoração – móveis, cortinas, tapetes, pequenos objetos, entre outros.

 

Confira abaixo as tendências de cores 2017 para sala, cozinha, quarto e banheiro. Além disso, veja as paletas de cores que as empresas de tintas lançaram para este ano!

 

Sala

A sala é o local perfeito para reunir a família, confraternizar e relaxar. Também é na sala que as experiências do dia a dia são compartilhadas e as conversas fluem sem compromisso. O ambiente é propício para ver televisão, interagir e, também, receber os amigos.

 

Como é um lugar de convivência, a sala pede cores mais estimulantes como vermelho, laranja e amarelo, ou ainda, cores acolhedoras que remetem à natureza, como o verde e o marrom.

 

Na sala é possível ousar com as cores, usando tons mais neutros como base e destacando uma parede com algum tom mais colorido, forte e intenso! Uma opção é combinar cores complementares (exemplos: violeta e amarelo, azul e laranja). Ou, ainda, cores análogas (exemplos: vermelho e laranja, amarelo e verde). O resultado será uma composição repleta de personalidade e com um tom de jovialidade marcante.

Fonte: Canal Masculino.
Fonte: Vida Decora.

 

Cozinha

Apesar da sala ser um ambiente aconchegante é na cozinha que muitas famílias passam a maior parte do seu tempo e se sentem mais à vontade. O cheirinho da comida sendo feita seduz o olfato e aguça o paladar

 

As cores mais apropriadas para este ambiente são os tons de vermelho, laranja, amarelo, verde e marrom – cores que lembram os alimentos e, ainda, estimulam o apetite. O branco, por sua vez, inspira limpeza e higiene, características essenciais ao preparo dos alimentos.

 

Usar o branco como cor base e escolher uma parede de destaque pintando-a, por exemplo, de laranja, vermelho ou verde pode ser uma alternativa interessante para sair do branco total e, ainda, trazer alegria para este espaço.

Fonte: Casa.

 

Quarto

Para muitas pessoas, o quarto é como um refúgio, um espaço particular onde é possível relaxar a mente e o corpo. Um local para estar à vontade, ficar em silêncio e descansar depois de um dia de trabalho agitado e cheio de compromissos.

 

Para que o descanso no quarto seja perfeito, as cores para as paredes devem promover a tranquilidade. Azul celeste, azul bebê, azul royal e azul petróleo são, portanto, excelentes opções de cores, uma vez que estimulam o relaxamento e trazem aconchego.

 

Além dos vários tons de azul, o salmão e o rosa são alternativas interessantes para quem prefere tons mais claros.

Fonte: Decorfacil.

 

Banheiro

O branco é a cor ideal para o banheiro, tendo em vista ser uma área pequena e, ainda, um local de higiene pessoal. A cor branca nas paredes e louças e a utilização de espelhos ajudam a ampliar o espaço e torná-lo mais aconchegante.

 

As cores verde e azul, por sua vez, podem deixar o banheiro mais relaxante, ideal para quem deseja usufruir de banhos mais longos. O amarelo e o rosa, por sua vez, trazem mais energia, vida e charme a este ambiente.

Fonte: Decoração para Casa.
Fonte: Otherside.

 

PALETAS DE CORES

As empresas de tintas têm criado paletas de cores dentro de estilos visando facilitar a escolha da cor que mais se encaixa com a personalidade da pessoa ou com a mensagem que deseja transmitir.

 

A Suvinil, por exemplo, definiu três tendências que, segundo a empresa, “interpretam desejos latentes de pessoas das mais diversas personalidades”. O Substancial, com seus tons terrosos, busca o retorno às raízes, à terra e a proximidade com a natureza. O Complementar inspira harmonia, segurança, aconchego e liberdade através de seus tons claros. O tema Dinâmico, por sua vez, com suas cores vibrantes, como o vermelho e amarelo, remete ao movimento, jovialidade e humor.

Fonte: Suvinil.

 

 

Fonte: Suvinil.

 

A Sherwin-Willims, por sua vez, criou quatro “coleções”: Luz da Noite, Simplicidade Essencial, Novos Rumos e Sem fronteiras.

 

Conforme a empresa, a paleta Luz da Noite é “rica em vinhos aconchegantes, azuis nórdicos e frios, neutros clássicos e atemporais e amarelos preciosos”. Simplicidade Essencial dispõe de “neutros gelados, rosas nobres e marrons selvagens”. Novos Rumos é composta de “tons ardentes e cores vibrantes”. Por fim, Sem Fronteiras vem marcada pelas cores em “tons de água doce, oceano azul, vermelho intenso e inspirações da natureza”.

Fonte: Sherwin-Williams.

 

A Tintas Renner lançou a coleção Pendulum com quatro grandes tendências baseadas nos elementos da natureza: Hour Glass (terra), Essense (água), ImPower (fogo) e BioCentric (ar), conforme a empresa “com características únicas de consumo, interpretação de vida e bem-estar”.

Fonte: Tintas Renner.

Fonte: Tintas Renner.

 

 

Fonte:

Arquidicas – Cores de paredes – Tendências de 2017

Suvinil – Tendências 2017

Sherwin-Williams – A coleção

Tintas Renner – Conheça as nossas tendências de cores para 2017/18

Casa e Jardim – Pantone revela as tendências de cores para 2018

 

Fonte Imagens:

Diy – Escolha de uma paleta de cores básicas

Canal Masculino – Aprendendo a combinar cores: o círculo cromático

Viva Decora – Sala de Estar

Casa – Cinco projetos em que as paredes coloridas são as protagonistas

Decorfacil – Parede Azul: 67+ fotos, tons e referências incríveis!

Decoração pra Casa – Decoração: os mais bonitos banheiros em azul

Otherside

Suvinil – Tendências 2017

Sherwin-Williams – A coleção

Tintas Renner – Conheça as nossas tendências de cores para 2017/18

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Site Footer